terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

No Centro da Vontade de Deus






Amigo, eu estive pensando um pouco sobre a chamada "arte de viver". Todos nós recebemos o dom da vida, dado por Deus. No entando, nem todos sabem usufruir este dom que a meu ver, é o dom mais precioso ofertado a alguém. Em poucas linhas deste artigo, vou tentar demonstrar o grande segredo da vida. Como sempre utilizarei a palavra de Deus, essa que é inerrante, infalivel para revelar os segredos da vida.

Rute 1

E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá.Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim.Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar. Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?


    Ora querido, o texto mencionado acima, narra nos uma história bastante comovente. A narrativa  descreve a história de uma familia Israelita. Esta familia residia em Belém de Judá. A palavra Belém significa a casa do pão, foi nesta cidade que Jesus Cristo nasceu ( Jesus é o pão da vida). Portanto aquela familia estava no local onde não poderia faltar o alimento. No entanto, a Biblia diz que houve fome na terra, ou seja, a casa do pão ( Belém), não estava produzindo alimento.
    Preocupado com essa situação, um certo homem por nome de Elimeleque resolveu deixar a sua cidade ( Belém de Judá). Quem conhece a história dos Israelitas, sabe muito bem que este povo, foi escolhido por Deus para serem alvos de bençãos. Bastavam tão somente a este povo obedecer a voz do Senhor. Deus sempre disse ao povo " Se obedeceres as minhas palavras e não se misturarem com outros deuses, vós comereis o melhor desta Terra. "
     Baseado nisso quero exaurir, extrair algumas lições de vida. Elimeleque representa eu e você, ou seja, homens que passam por dificuladade enquanto estão nesta vida. Apesar de ser um homem escolhido por Deus, a biblia diz que houve fome na Terra. Na verdade ele passou pelo vale, por provação. Eu aprendo algo aqui querido, que na vida todos nós enfretamos dificuldades mesmo se você for um escolhido de Deus. O grande segredo é como sair deste vale... Vejamos, existe uma promessa sobre Israel, Deus declarou algo a respeito deles. Em Números 23:19 diz, " Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa, porventura tendo ele prometido não cumprirá?" Logo o Senhor ia tirar os belemitas daquela situação.
    Entretanto o ser humano, tende a colocar o carro na frente dos bois. Temos a tendência de acharmos que sabemos de tudo e queremos da jeito em tudo. Assim acabamos tomando decisões precipitadas na qual acarretará problemas futuros. Foi assim com Elimeleque. Ele quis resolver o problema da fome, indo até Moabe. Quando ele tomou essa decisão precipitada, o mesmo, saiu fora da direção do Senhor. Com isso consequências terriveis foram sofridas por aquela familia. Neste ponto eu quero revelar o grande segredo da arte de viver. Amigo para se viver bem é necessário estar no centro da vontade de Deus. Assim estarás protegido pela a mão do Senhor. Lembre se existe um promessa na sua vida, mesmo em meio ao vale, aguente firme, a provação vai passar e a casa tornará a dar pão. Deus é fiel ! Aleluia.
     Como consequência da desobediência, houve grandes perdas naquela familia. Elimeleque e os filhos morreram. Noemi ficou agora desamparada. Cuidado com as tuas decisões elas podem te levar a erros e consequências irremediavéis. Fica na vontade de Deus. Se ele disse pra não casar, não case....Se ele disse pra não mudar de cidade, não mude....Se ele disse pra não mudar de igreja, não mude, porém se ele disse pra ir, vá, disse pra fazer, faça. Obedeça a voz do Senhor!
Por onde eu ando ministrando a palavra do Senhor, sempre encontro pessoas sofrendo por decisões tomadas fora da direção de Deus. Amigo, não sai de Belém, aguente firme pois em breve virá o tempo de fartura.
    Noemi, esposa de Elimeleque, depois que perdeu seus filhos e o marido, parou e refletiu sobre sua vida. Ela pensou consigo, saimos do centro da vontade de Deus. Entretanto o bonito da história vem agora. A biblia diz que Noemi resolveu voltar a Belém, voltou para a casa do pão. É interessante observar que ela não pode mudar o passado, porém deu um novo rumo ao seu presente e ao seu futuro. Querido talvez você saiu fora da direção de Deus, e tomou alguma decisão errada. Infelizmente o teu passado tú não irás mudar, mas eu tenho uma noticia que vai alegrar o teu coração....Você pode mudar o teu futuro...volte para a casa do pão, Jesus te espera de braços abertos para te dá um abraço. Se humilhe na presença de Jesus e esteja na presença dele, e serás bem sucedido. A história diz que Noemi foi muito abençoada por Deus, porque voltou a Belém.


Que Deus abençõe a sua vida, e que o Espirito Santo ministre em vosso coração.

Do seu conservo em Cristo,

Alessandro Neves

Um comentário:

  1. Linda mensagem!!!
    Que nós possamos sempre ouvir a voz de Deus que é o melhor para as nossas vidas, fazendo isso a vitória é certa.
    Deus te abençõe.

    ResponderExcluir