quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Toda Regra tem a sua excessão

2 Reis 4    Aprendendo com uma viúva

1 ¶ E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.


 
2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

    Querido amigo, eu estive pensando um pouco sobre o texto supracitado. E ao meditar sobre o assunto descobrir algumas verdades que achei por bem revelar ao amados internautas.
   Observe que esta mulher não tinha muito destaque no cenário social, tanto é verdade, que nem o nome dela é citado e mais ela é apresentada como uma mulher dentre várias outras mulheres dos filhos dos profetas. Como quem diz: Esta mulher é mais uma mulher comum. Não obstante, ela fosse anônima, o seu comportamento deu a ela o direito de se destacar na história do Israelitas.
   Note que ela tomou um atitude extrema. O verso 1 diz que ela "clamou", ou seja, ela não falou com delicadeza ou de maneira sútil, pois existia uma necessidade maior na vida dela. Aquela mulher tinha perdido o marido, e este tinha deixado divídas a ponto dos seus credores ameaçarem levarem os seus filhos como escravos. A situação em que ela se encontrava levou ela a clamar. Veja que as dívidas já existiam antes do marido dela morrer, pois foi o mesmo, que as contraiu. Entretanto, até então ela não tinha tomado uma atitude de revolta contra a situação.
   Se você parar para pensar um pouquinho, notarás que conosco acontece da mesma maneira. Enquanto o cerco não aperta, ou se os problemas não crescem em progressão geométrica, nós ficamos inertes, parados e não fazemos nada para que a situação mude. Ora meus amigos, ninguém vive feliz atolado em dívidas, a ponto de perder os seus filhos. Aquela mulher estava perdendo tudo que tinha. Perdeu o esposo, os bens materiais, o alimento, e ia perder os filhos. Tudo que ela tinha estava fugindo de suas mãos.
  Todavia aquela mulher descobriu algumas verdades:
  • Se ela não lutasse pela felicidade dela, ninguém lutaria.
  • Foi preciso tomar uma atitude de ir até o profeta
  • Ela não poderia esconder o problema para o profeta
  • Para conseguir a benção esperada, ela teve que clamar, insistir. Nada cai do céu de " mão beijada"
  • Mesmo no anonimato, sem nome influente, sem destaque na sociedade, sem ninguém a conhece lá. Ela tinha o direito de reivindicar felicidade.
     Amigo, lute por sua felicidade, busque - a, incessantemente. O profeta tipifica a Deus, portanto, tome a atitude de ir até ao próprio Deus, e não esconda o que você está passando. Não desista, insista...você vai conseguir. Mesmo não sendo influente na sociedade, não tendo um familia abastada, talvez poucas pessoas te conhecem, e alguns te desprezam...Lembre - se você tem o direito de buscar sua felicidade.
     É interessante notar, que aquela mulher queria a benção dela ainda "viva", a sua família temia ao Senhor e sabia que iam herdar o céu, porém ela queria ser feliz aqui nesta Terra, sem divídas e com seus filhos por perto.
     Deus tem o céu para nos oferecer, mas enquanto estivermos na Terra, ele também tem bençãos pra nos dar. Se você está vivo, tem o direito de ser feliz, busque a Deus e ele satifará o desejo do teu coração
    O texto nos apresenta um diálogo entre o profeta e mulher. Surge um indagação por parte do Eliseu: O que é que tens em casa? A mulher lhe diz: Tua serva não tem nada em casa, senão um botija de azeite.
Me recai a atenção sobre este verso, pois é como se o profeta estivesse dizendo assim, " eu preciso de algo teu para realizar o milagre que tú precisa". E a mulher diz, eu não tenho nada, ou seja, numa regra geral ela não tinha recurso algum. Ela não tinha arroz, feijão, manteiga, carne, trigo, pão. Essa era a regra geral, era uma vida de escassez. No entanto parando para meditar nessas coisas, me lembrei de uma expressão que muito ouvi nos tempos de  estudante. Ouvi sempre dizer que toda regra tem a sua excessão. Percebi que na biblía não é diferente. Observe que na regra geral, ela não teria nada, ai ela traz um excessão....exceto uma botija de azeite.
   Existem momentos na nossa vida de vale, provações que pensamos que nós não temos nada a oferecer para Deus. Parece que as nossas orações só são petições. Senhor me dá isso, me da aquilo e tantas outras coisas. No entanto, para o milagre ocorrer é preciso nós oferecermos primeiro, mesmo que seja o mínímo. A mulher só tinha um botija de azeite, mas foi o suficiente para Deus fazer o milagre. Passe a oferecer mais adoração a Deus, ofereça santidade, oferte com amor.....Oferte sua vida a ele....Tenho a plena certeza, depois do oferecimento, vem o milagre logo atrás.

Que Deus abençõe a todos

Do seu conservo em Cristo,

Alessandro Neves
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário